1º ENCONTRO
1º Atividade :Caros cursistas tirem fotos da confecção dos bonecos feitos de papel e envie para o email do curso "artegrupoescola@yahoo.com.br" com cópia para o email liliascosta2007@yahoo.com.br e tianeidi@yahoo.com.br
2º Atividade: Faça um comentário sobre a origem do teatro de bonecos e defina o que seja fantoches, bonecos de vara marionetes ou bonecos de fio, teatro de sombras e mamulengos envie para os email acima.
2º ENCONTRO
Caros cursistas, na atividade à distância do 2º encontro você deverá explorar o blog fazendo leituras, dando uma olhada nos videos e fazendo pelo menos um comentário. Lembrem-se que a resolução das atividades à distância corresponde a frequência do 2º encontro de cada mês.
2º ENCONTRO
Caros cursistas, na atividade à distância do 2º encontro você deverá explorar o blog fazendo leituras, dando uma olhada nos videos e fazendo pelo menos um comentário. Lembrem-se que a resolução das atividades à distância corresponde a frequência do 2º encontro de cada mês.
Caro professor no dia 24.05 postei as respostas da atividade 2 relacionada ao primeiro encontro, veja em seu e-mail. Obrigada. Socorro Pessoa
ResponderExcluirfoi uma atividade super interessante, pois as origens dos bonecos nos fazem entender porque eles são de uma animação só.
ResponderExcluirAtravés do texto podemos conhecer melhor a origem dos bonecos e aperfeiçoar cada vez mais nosssos conhecimentos a respeito da artre. Valdécio Coelho
ResponderExcluirRelatório do teatro de bonecos.
ResponderExcluirUm teatro de bonecos seria, um menino ou uma menina que faz um boneco ou uma boneca de papel e começa a brincar com esse fazendo como se fosse um bebe de verdade. Chama alguns amiguinhos para assistir essa cena, e eles seriam plateia, ai faz como esse boneco fosse de verdade. Fala com ele esse bebe, ele anda, fala tem vida própria.
Através desses texto podemos trabalhar com os nossos alunos em sala, principalmente com fantoches, tudo isso é um enrequecimento para aprendizagem dos nossos alunos, também é uma nova metodologia a ser trabalhado em sala adorei todo os textos e espero que tenha um bom rendimento para os professores trabalhar em sala.
ResponderExcluirum abraço
José Crus
Paulo Sarasate
Através desses textos ,posso afirmar como é super intessante conhecer a origem dos bonecose assim a cada dia obtemos novos conhecimentos. abraços...
ResponderExcluirAtravés da leitura do texto podemos entender melhor a origem do teatro de bonecos e com isso até confeccioná-los e usar em sala de aula de uma forma criativa e produtiva.
ResponderExcluirAbraços!
Gildene Xavier.
O teatro de boneco é algo muito interessante no mundo de hoje, pena que tem pessoas que não valorizam a arte, algo que é tão simples e fácil de trabalhar.Esperamos que os educadores de arte procure explorar melhor a arte em suas escolas com sues alunos.
ResponderExcluirÈ um ótimo texto para trabalharmos em sala de aula para os nossos alunos saberem a origem do teatro,e só a partir daí começarmos a confeccionar os bonecos.
ResponderExcluirNobre professor Adalberto, já postei, através de email, meus comentários sobre a origem do teatro de boneco.Reafirmo, no entanto, a grandiosidade cultural que os textos oferecem para cada cursista. Espero que um dia eu possa fazer uso dessa preciosa arte de fazer teatro em minhas aulas de arte.
ResponderExcluirRelatório do teatro de bonecos.
ResponderExcluirComente com suas palavras, o desenvolvimento do teatro de bonecos.
Um teatro de bonecos seria, um menino ou uma menina que faz um boneco ou uma boneca de papel e começa a brincar com esse fazendo como se fosse um bebe de verdade. Chama alguns amiguinhos para assistir essa cena, e eles seriam plateia, ai faz como esse boneco fosse de verdade. Fala com ele esse bebe, ele anda, fala tem vida própria.
A arte do teatro de bonecos tem na China uma história de dois mil anos que data da dinastia Han (206 a. C a 220) e que se desenvolveu principalmente a partir do Período dos Três Reinos (220 a 280) e nas dinastias Tang e Song. A vários tipos de bonecos nessa área: os bonifrates movidos por arames; os títeres por cordões os famosos "fantoches". Fantoche é uma forma particular de marionete animada por uma pessoa e que se distingue pela manipulação que resulta da introdução da mão numa espécie de luva em que o dedo indicador vai suportar a cabeça do boneco, o polegar e o anelar suportam e movem os braços. Por isso também é designado por marionete de luva. Em sentido restrito, marionete entende-se como marionete-de-fios.
O fantoche possui uma face com grande expressividade, sendo os braços e mãos movimentados pelos dedos e muitas vezes é designado também pelos nomes dos personagens populares.
O boneco de vara é um tipo de de boneco manipulado através de varas ou hastes, que podem ser de madeira, plástico ou metal leve (como por exemplo o alumínio). Pode ser tanto um simples objeto preso numa vara como também ser constituído por mecanismos com várias varas para movimentar boca, braços e pernas. Alguns bonecos, devido à complexidade de sua manipulação, podem precisar de mais de um titereio para movimentá-los. O boneco de vara é manipulado de baixo para cima e o manipulador (ou titereiro) fica oculto por uma tapadeira. No caso do Wayang de Java, o manipulador opera o boneco sentado no chão, e a tapadeira é uma faixa de tecido baixa. No teatro de vara do ocidente, os manipuladores manipulam de pé, atrás de uma tapadeira alta.
O teatro de sombras é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo, sendo atualmente praticada regularmente por grupos de mais de 20 países. Existe uma lenda chinesa a respeito da origem do teatro de sombras. No ano 121, o imperador Wu Ti, da dinastia Han, desesperado com a morte de sua bailarina favorita, teria ordenado ao mago da corte que a trouxesse de volta do "Reino das Sombras", caso contrário ele seria decapitado. O mago usou a sua imaginação e, com uma pele de peixe macia e transparente, confeccionou a silhueta de uma bailarina. Depois, ordenou que, no jardim do palácio, fosse armada uma cortina branca contra a luz do sol, de modo que deixasse transparecer a luz. No dia da apresentação ao imperador e sua corte, o mago fez surgir, ao som de uma flauta, a sombra de uma bailarina movimentando-se com leveza e graciosidade. Neste momento, teria surgido o teatro de sombras.
Mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente no estado de Pernambuco. A origem do nome é controversa, mas acredita-se que ela se originou de mão molenga - mão mole, ideal para dar movimentos vivos ao fantoche. Para o folclorista Câmara Cascudo, o mamulengo é o mesmo que o guignol francês e o pupazzi italiano. Em todos eles há uns panos à frente, atrás dos quais se escondem um ou mais manipuladores que dão voz e movimento aos bonecos. Suas apresentações eram em praça pública, em geral nos arrabaldes durante os festejos religiosos, apresentando temática em geral bíblica ou sobre atualidades. O mamulengo faz parte da cultura popular nordestina, sendo praticada desde a época colonial. Retrata situações cotidianas do povo que a pratica, geralmente situações cômicas e sátiras.
O texto é muito interessante, pois é importante que nós professores tenhamos um conhecimento amplo de tudo. Segue abaixo as definições:
ResponderExcluirFantoche:é uma forma particular de marioneta animada por uma pessoa e que se distingue pela manipulação que resulta da introdução da mão numa espécie de luva em que o dedo indicador vai suportar a cabeça do boneco, o polegar e o anelar suportam e movem os braços.
Bonecos de varas ou bonecos de fio:Boneco de fio , do termo francês “marionette”, tipo de boneco manipulado por fios ou cabos, conectados a uma estrutura de madeira [cruz]. A manipulação é feita por movimentos e mecanismos da cruz ou manipulando diretamente os fios.
Teatro de sombra: é uma arte muito antiga, originária da China, de onde se espalhou para o mundo, sendo atualmente praticada regularmente por grupos de mais de 20 países.